17/05/2007

Mudando de Assunto

Nos últimos dias tenho falado muito em educação. Tenho visto matérias relacionadas ao assunto, a mídia comenta sobre o PED (Plano de Desenvolvimento da Educação) e o assunto também me interessa muito. O prof. Moura da disciplina de Jornalismo Informatizado pediu para a turma preparar a pauta de um Jornal Monotemático para o dia 07/05. Achei bastante pertinente falar sobre a educação. Educação e leitura. Mas o que mais me tem me feito refletir nesses últimos dias é a escassez do ensino. A inacessibilidade de crianças e jovens a um ensino de qualidade dificulta o processo de aprendizagem de quem deveria ser a promessa de um país melhor.
Agora que estou no ultimo ano de faculdade e tenho (assim como toda a turma) que cumprir a grande tarefa de realizar o projeto de TCC – o tema da minha equipe é Moradores de Rua – fico refletindo sobre as dificuldades de conseguir alguma coisa nesse país. As necessidades mais básicas de cada cidadão como saúde, alimentação, educação são caminhos longos a serem percorridos para se ter acesso.
Nos outros textos que escrevi dissertei sobre a necessidade de lutar por nossos direitos, e acredito que nada é tão válido quanto um povo que luta. Mas o que mais nos desvia das incessantes batalhas é a qualidade de serviços recebidos. O sistema teima em beneficiar somente os detentores do dinheiro.
Não é nada fácil abordar temas de interesse social sem achar que podemos encontrar solução para tudo. Depois que eu e meu grupo de TCC tivemos contato com os moradores de rua mudamos muitos nossos conceitos sobre a realidade das pessoas. Quantos homens e mulheres estão jogados nas ruas em busca de uma vida com mais dignidade e qual o resultado de sua procura quando vê que são poucas as perspectivas de conseguir ajuda (Acho que estou mudando de assunto).
Quando se fala em jornalismo a gente percebe que seu significado se resume simplesmente em prestar um serviço à sociedade e que comunicar a população é cumprir um importante papel social. Em breve estarei formada em jornalismo e isto tem sido a minha fonte de consolação. Acho que escolhi o curso certo!

Um comentário:

Fabiano Carvalho disse...

Prezada Silvana,
Talavez se todo o povo brasileiro tivesse consciência de como lutar e saber exercer um Direito seria muito mais facil formar uma sociedade. Seu editorial tem uma linguagem simples
de facil entendimento e vai direto ao ponto.Achei muito importante a maneira como você se posicionou no papel fundamental que a imprensa tem de levar a imformação, se mostrando muito social.
Parabens!!

Fabiano
São Paulo-SP