13/03/2007

O que está em Pauta

A vinda de Bush ao Brasil, a queda histórica da Bolsa de Xangai, o gás boliviano e a produção de etanol. Todos assuntos em pauta na mídia e a desigualdade cada vez mais camuflada nos mesmos veículos. Quantas pessoas passam fome no mundo neste momento?
Questões internacionais são abordadas e discutidas nos veículos e o outro lado da "moeda" é tratado como uma banalidade qualquer do que assunto de interesse nacional. Será que vale a pena discutir assuntos de interesse internacional enquanto milhares de pessoas caminham nas ruas em busca (sejam de restos) de comida? De certa forma sim, já que algumas das decisões tomadas pelos chefes de Estado que incluem exportações, valorização da moeda (aqueles assuntos que muitas vezes não sabemos do que se trata) são decisivos para a vida das pessoas. Mas até que ponto a população entende isso? Não digo que não devemos falar sobre os temas da atualidade, mas até que ponto pessoas comuns, como nós, vão ser tratadas como meros figurantes na historia do país. Eu ando até o trabalho e no caminho vejo gente debaixo da ponte, dormindo como se estivesse em casa, só que, diferente de nós que lemos esta publicação hoje, não tem um cobertor no frio, uma roupa descente para vestir, e o teto sob o qual deitam é úmido e gelado. A gente vê tantas doenças "da moda", como a anorexia, por exemplo, e esqueçe de debater que tem gente que não consegue uma alimentação sequer por dia. Assuntos diversos devem ser debatidos entre as pessoas, os cidadãos, mas não podem ser tratados isoladamente como primeiro plano. O PAC - Plano de Aceleração de Crescimento - cria do governo Lula, promete fazer o Brasil crescer em 5% ao ano, o que seria muito bom para o desenvolvimento do país (além de ser um "tanto" impossível), mas a gente tem que esperar pra ver se este crescimento vai afetar a população no geral, e não somente os que dominam os cofres mais poderosos do país. Apoio as medidas que tem como objetivo avançar nossa situação econômica perante o mundo. Se bem feitas, elas podem mudar a vida e situação social de muita gente. O único problema é quando os assuntos que envolvem a população não são tratados com enfasê, e jogados para escanteio quando o noticiario local divulga as principais manchetes do dia.
Pois bem. Enquanto a gente espera por alguma melhoria na situação de miséria do país e do mundo, e luta para ganhar o tão suado salário no final do mês, a gente assiste a vinda de Bush ao Brasil, a queda histórica da Bolsa de Xangai, o gás boliviano e a produção de etanol...Quem sabe a gente aprende um pouco mais sobre o assunto.

Um comentário:

Danii disse...

Oi Silvana
gostei do post, bem polêmico e nos faz refletir um pouco
bxs